O 1º Pedala Jundiaí acontece no próximo domingo (23) no Jardim Samambaia e encerra a Semana de Mobilidade com um evento que busca chamar a atenção não apenas para o problema do trânsito, mas também para os benefícios que a bicicleta proporciona na melhoria da saúde.

A mobilidade é uma questão central em todas as cidades do mundo – está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população.

Neste sentido, organizações de várias cidades do mundo decidiram dedicar uma semana – de 16 a 22 de setembro (quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro) – para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade.

“O grande de tudo isso, é que as pessoas terão a oportunidade não só de deixar seus carros, mas também, de levar seus corpos a grandiosidade de benefícios que a atividade física proporciona, afirma o idealizador do passeio, Thiago Carneiro, sócio-diretor do Instituto Aica.

Jundiaí sofre cada vez mais dos problemas comuns das grandes cidades, com inúmeros congestionamentos, inadequação de calçadas e danos à saúde e ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas.

Para Carneiro, no entanto, um passeio ciclístico tem objetivo ainda maiores, como unir a família para um belo e gostoso passeio de bike, além de ganhar brindes e se divertir.

“O passeio serea um grande encontro de amigos por uma grande causa: ajudar as pessoas que necessitam muito mais que nós”. A inscrição para o passeio é um quilo de alimento não-perecível. Todo o alimento arrecadado será enviado para a Associação de Assistência aos Hansenianos de Jundiaí.