Diretora de Merenda analisa capacidade de produtores orgânicos

O espaço de reuniões do 8º andar do Paço Municipal de Jundiai sediou na segunda (13) a reunião ordinária da Organização de Controle Social Jundiai Orgânicos.

A professora Elizabeth Zago, diretora de Merenda Escola da Unidade de Educação da Prefeitura, esteve presente com objetivo de conhecer os produtores orgânicos de Jundiaí e Região, e sua capacidade de produção.

Isto porque, segundo ela, a legislação atual determina que 30% do valor investido em Merenda Escolar dever ser para o custeio na compra de alimentos orgânicos, que atualmente vem do Rio Grande do Sul.

A responsável pela Merenda Escolar disse que a Educação tem um público de 66 mil alunos, e um cardapio diário de alimentação, tanto para meio período como para período integral.

Neste universo de alunos, 400 deles tem “alimentação restrita” ou seja, necessitam de um cardápio individual de acordo com sua restrição alimentar.

A reunião, segundo os organizadores, teve a participação de novos agricultores que estão adequando suas terras para a produção de alimentos orgânicos. Uma nova reunião foi marcada para o dia 20.

A Organização de Controle Social (OCS) é um modelo de certificação orgânica alternativo ao modelo por auditoria, pensado e posto em ação com foco na agricultura familiar.

Nesse modelo configura-se uma relação de confiança entre produtores e consumidores através de reuniões mensais, onde consumidores podem conhecer o trabalho dos agricultores e comprovar a procedência dos alimentos com apoio técnico do Município.

Nesse sentido, a cada reunião a presença de técnicos do Município e de consumidores são elementos capitais na validação do processo.

O modelo, além de garantia de procedência explicam os organizadores, garante uma relação humana com o trabalhador do campo, infelizmente rechaçado socialmente.

A feira da OCS de Jundiaí acontece aos sábados no Jardim Botânico e aos domingos na praça Ênio Aparecido Lotierzo, no cruzamento das avenidas 9 de Julho e Prefeito Luiz Latorre, sempre das 8 às 12 horas.

Atualmente são 5 produtores cadastrados e 1 revendedor. Nas barracas é possível ver o registro de operação certificando a idoneidade do trabalho.

Apenas a feira aos sabados conta com 2 produtores e 1 revendedor.

Grupo no Facebook para divulgação de trabalhos e atividades relacionados ao tema:

https://www.facebook.com/groups/313867032314300/?ref=ts&fref=ts

Na foto de abertura, produtores orgânicos na Feira. By Prefeitura Municipal

Deixe um comentário