Um encontro das entidades civis convidadas da região de Jundiaí (AUJ) está marcado para o fim de semana dos dias 24 (sexta) e 25 (sábado) de novembro nas dependências da centenária Escola Professor Luiz Rosa, no Largo dos Andradas.

A iniciativa mira o surgimento de uma rede mais interativa e resultou de mapeamento feito ao longo deste ano, com o levantamento de 50 entidades e movimentos nas áreas de assistência e justiça social, cultura e meio ambiente.

A abertura na sexta-feira (24) é aberta a todos os interessados às 19 horas, com uma sessão solene e um café de encerramento às 20h30.

O encontro no sábado (25) é restrito às entidades cadastradas e tem abertura às 8h30. A primeira atividade é uma roda sobre captação de recursos para o terceiro setor às 9h, coordenada por Erick de Paula.

Depois de uma parada de café às 9h40, a programação é retomada com uma palestra sobre inovação social na comunicação do terceiro setor às 10h, com Ivy Frizo de Melo (da Quíron, especializada em protagonismo).

Uma conversa sobre a criação de uma rede de entidades da região, dividida em grupos de trabalho às 10h40, antecede o intervalo de almoço às 12h30. A vizinhança conta com diversas opções, inclusive vegetarianas.  

No retorno às 14h00, a atividade conjunta será coordenada por Henrique Parra Parra Filho. A plenária de encerramento acontece às 16h.

Algumas entidades do mapeamento – O esforço dos últimois meses que antecederam o encontro apontou a existência de um leque muito amplo do terceiro setor na região, envolvendo entidades e movimentos como Grendacc, Coletivo Autônomo de Educadores, Rede Jundiaí 50-50, Ocupa Ponte Torta, Foca, Associação Almater, Ateal, Associação Casa do Senhor Jesus, Instituto Luiz Braille, Aedha, Cursinho Popular Livre Várzea, Associação de Acolhimento Boim Pastor, ONG Aliados, Cielo, ONG Salva Pet, Coletivo Coisarada, Pedala Jundiaí, ONG Sonhar Acordado, Comissão da Diversidade Sexual da OAB, Grupo Compostação, Instituto de Pesquisa Ambiental Louveira, Associação de Educação Homem do Amanhã, Galera do Futuro, Sítio Cambucá, Projeto Pracinha dos Dogs, Centro Educacional Social, GAA Semente, Associação Casa de Nazaré, Afro Vida, Cáritas Diocesana, Instituto Bio Geneziz, Paim, OSC Reencantar, Observatório Social Jundiaí, ONG Cursinho Professor Chico Poço, Pastoral do Menor – Paróquia São José Operário, Espaço Cultural Barravento, Grupo Debate, Associação Comunidade Varzina, Movimento Voto Consciente Jundiaí, Marcha da Consciência Negra, Centro Educacional João de Deus, ONG Caminho Verde, Associação Colaborativa, Cursinho Olga Benário, Associação Aquática Jundiaí, ONG Caminhos do Bem, Reviva e outros. (veja vídeo)