Na tarde de segunda-feira (15), das 14 às 17 horas, um mutirão agroecológico está sendo organizado para a implantação de uma horta comunitária na unidade de saúde UBS Esplanada.

A iniciativa é do Projeto Ecoar e o convite é aberto aos interessados, havendo disponíveis as ferramentas, as mudas, as sementes, água potável e banheiro.

Esse é o 13º evento comunitário do Projeto Ecoar, surgido em agosto de 2016 com apoio de um edital do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) como projeto-piloto de agroecologia, permacultura, cidadania e protagonismo juvenil dentro da Escola Estadual Orozimbo Sóstena e apoiado por educadores e pela Associação Almater.

A maioria das atividades ocorreram na própria escola pública e esse é o segundo evento externo, desta vez em parceria com a unidade municipal de saúde.

O mutirão para a criação da horta comunitária vai seguir os conceitos do projeto e somar forças com o trabalho de promoção da saúde desenvolvido na UBS Esplanada.

“Há quem diga, como a metodologia Oasis, que os mutirões comunitários representam verdadeiros milhares. E nós acreditamos nisso”, registra a equipe do Projeto Ecoar, com educadores como a professora Rafaela Amaral.

Os mutirões agroecológicos são apenas uma das atividades do projeto, que envolve ainda frequentes eventos de estudos de agroecologia e cidadania, práticas de permacultura, jogos educativos e teatrais, oficinas de arte, práticas corporais (yoga, dança circular) e eventos (como bazar de trocas, sarau cultural e outros).

Os contatos são feito pelo email ecoamozimbo@gmail.com ou nas redes sociais em @projetoecoar.almater.

A UBS Esplanada fica na rua João Omair Simionato, 100, Jardim Esplanada.

Deixe um comentário