Prefeitura quer produzir toda merenda orgânica no Vale Verde

A Prefeitura quer abastecer todas as 192 escolas municipais e creches com verduras orgânicas produzidas na cidade.

Para conseguir esse objetivo, as Unidades de Gestão de Educação e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo estão trabalhando em conjunto para revitalizar o o Projeto Vale Verde, uma horta cultivada na Etec Benedito Storani e que hoje é responsável por 20% dos legumes e verduras distribuídos nas escolas e creches.

“Hoje, apenas 20% da capacidade do Vale Verde é utilizada”, afirmou o gestor de Educação, Oswaldo Fernandes. “Sairemos de uma baixa produção para atingir 100%”, destacou ele.

Uma visita técnica de gestores da Prefeitura de Jundiaí foi realizada ao local na quarta-feira (5).

Segundo o prefeito Luiz Fernando Machado, com a reestruturação, será possível fazer a distribuição de verduras orgânicas para todas as unidades de ensino, desde às creches, passando pelas escolas em tempo integral e de meio período, além das escolas estaduais.

“A quantidade será suficiente para ser distribuída em 192 escolas”, garantiu o prefeito.

Apesar da grande área – 35 mil metros quadrados, o Vale Verde carece de investimentos em sua infraestrutura, segundo informações da Prefeitura.

Serão necessários equipamentos para processamento de verduras e legumes e caminhões refrigerados, de modo a assegurar a qualidade dos produtos transportados.

Durante a visita, o gestor de Agronegócio, Eduardo Alvarez, destacou os processos benéficos para o sistema municipal.

“Vamos aumentar a produção de produtos orgânicos, as crianças vão poder aprender muito sobre a produção dos alimentos. Outro exemplo são as finalidades ambientais”, disse ele.

O projeto “Vale Verde” foi criado em 1997 com a filosofia de melhorar a qualidade de vida dos alunos matriculados na rede municipal de ensino, por meio de uma alimentação mais natural, isenta de agrotóxicos, evitando também agressões à natureza humana e ambiental.

 

A visita também foi acompanhada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, na foto acima com o prefeito Luiz Fernando Machado e os gestores Oswaldo José Fernandes e Eduardo Alvarez. Fotos by Cléber de Almeida, da assessoria de Comunicação da Prefeitura.