Um prefeito no Refogado do Sandi. O que isso tem a ver?

Tem muito a ver.

O prefeito Pedro Bigardi decidiu manter a tradição e desfilou abrindo o bloco Refogado do Sandi, o mais irreverente bloco carnavalesco da cidade, que saiu na tarde desta sexta-feira (8) pelas ruas do Centro.

Na verdade, quem desfilou foi o Pedro, aquele do Vianelo, amigo do Erazê (Martinho), do (Antonio) Galdino, do Arnaldão (José Arnaldo de Oliveira), do Picôco (Bárbaro) e tantos outros irreverentes que durante anos e anos mantiveram a chama acesa de um Carnaval popular.

Sem cordas, sem cordão de isolamento (apenas alguns Guardas Municipais de moto abrindo caminho), sem pontuação. Assim o Refogado do Sandi mais uma vez tomou as ruas centrais da cidade partindo do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa.

Como não dá pra deixar o cargo em casa, Pedro Bigardi foi lá prefeito, fantasiado de pirata, ao lado da mulher, Margarete, da filha Patrícia, mais a corte da folia e muita — muita gente.

Talvez tenha que enfrentar críticas dos mais caretas. Afinal de contas, ele poderia estar despachando em seu gabinete ou pensando no novo projeto para a mobilidade.

Mas ele preferiu ser Pedro. Com crítica ou sem crítica. Foi lá cantar junto com velhos amigos.

Um dos fundadores do bloco foi Erazê Martinho, saudoso publicitário, político de esquerda, e um dos maiores gente-boa que essa cidade já conheceu. Seu sorriso inconfundível é lembrado por muitos que o conheceram — inclusive eu.

A irreverência e inteligência dele fazem falta a essa cidade.

Ele até foi citado por Bigardi no discurso de posse como inspiração. Inspiração que, no fundo no fundo, foi a responsável por Pedro ter chegado onde chegou. E isso mostra alguma coisa.

Mostra que o poder realmente mudou de mãos por aqui. Depois de tantos anos mudou a pegada da cidade. O foco. O governo está mais na rua.

Que seja assim.

E Bigardi consiga se manter inteiro na jornada como prefeito. Que continue a se inspirar em pessoas como Erazê Martinho e Antonio Galdino na construção de uma cidade para as pessoas — todas as pessoas.

Na foto de abertura, o prefeito, Pedro Bigardi, com a mulher Margarete e outro folião no bloco Refogado do Sandi