Uma doação de 200 mil metros quadrados, fruto de um acordo obtido pelo Ministério Público Estadual, fez a área regularizada da Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi (Rebio), vinculada à Prefeitura de Jundiaí, ser ampliada ao patamar de 48% de domínio público.

Neste ano, segundo a Prefeitura de Jundiaí, as áreas regularizadas na reserva já atingiram 206.711 mil metros quadrados e, somados aos 645. 598 mil metros quadrados de 2015, atingem 852.309 mil metros quadrados.

O quadro geral da regularização da Reserva Biológica Municipal (Rebio Serra do Japi), criada em 1991, chega a 9,862 milhões de metros quadrados. Sua área total é de 20,71 milhões de metros quadrados (ou 20,71 quilômetros quadrados).

A doação de 200 mil metros quadrados corresponde à gleba III do Sítio Lamarão, dentro dos limites da Rebio Serra do Japi. Foi viabilizada por um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) aplicado pelos promotores a um empreendimento com irregularidades pendentes a título de compensação ambiental.

Essa reserva é considerada uma das mais importantes unidades estaduais e nacionais de preservação da mata atlântica e referência para centenas de pesquisas científicas de grande repercussão, especialmente sobre diversidade biológica.

A Rebio representa 22,5% da área tombada da Serra do Japi no município de Jundiaí.

Foto de abertura. Serra do Japi (Prefeitura de Jundiaí)

 

Deixe um comentário