Ballet Stagium em dois espetáculos sábado no teatro do Sesc

A companhia de dança Ballet Stagium se apresenta neste sábado (17), às 19 horas, no Teatro do Sesc com dois espetáculos: “Memória” e “Preludiando”.

Uma das companhias de dança mais tradicionais do Brasil, o Ballet Stagium tem 46 anos de estrada, sempre com apresentações que encantam e surpreendem o público.

Em “Memória” os bailarinos se transportam para algumas das propostas do Stagium exploradas desde a sua fundação em 1971.

Já “Preludiando”, de 2016, é mais do que uma coreografia, é uma tomada de posição. A prioridade está nos bailarinos e nos movimentos que eles desenham no espaço com a força e empenho. Chama a atenção para a maneira de lutar pela sobrevivência sem abrir mão de seus valores.

Segundo Tarcisio Cunha, do site Agenda da Dança, Memória é um trabalho de resgate da produção artística do Ballet Stagium ao longo destes 46 anos.

“Tomando como fio condutor o sistema coringa, os bailarinos se transportam para algumas das propostas do Stagium exploradas desde a sua fundação em 1971. Assim, da obra “Jerusalém” de 1974, que recebeu na época o Grande Premio da Associação Paulista dos Críticos de Arte, dá um salto para questão indígena, “Kuarup” de 1977”, trabalho/denúncia que percorreu todo o Brasil, America Latina e Europa”, escreveu Cunha.

Ainda de acordo com Cunha, de “Coisas do Brasil” de 1979, uma visão crítica da nossa história, um salto para o sofisticado tango de Piazzola, para a bela musica de Ary Barroso e as fundamentais canções de Chico Buarque.

“É o Stagium em constante trânsito entre tradição e ruptura, resgatando a si próprio numa emocionante viagem no tempo. Preludiando é mais do que uma coreografia: é uma tomada de posição. Quando tem a sobrevivência ameaçada”.

Os ingressos estão à venda pela internet e na bilheteria da unidade, com valores que variam de R$ 5 (credencial plena) a R$ 17 (inteira).

O Sesc Jundiaí fica na Av. Antonio Frederico Ozanam, 6600. Informações: (11) 4583-4900.