Banda Sinfônica de Tatuí de graça no Parque da Uva

Sob a regência de Marcelo Maganha, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí se apresenta neste domingo (26) às 11 horas no Parque da Uva, com entrada franca. No mesmo lugar vai estar acontecendo a exposição que comemora os 30 anos do Clube do Carro Antigo de Jundiaí.

A apresentação faz parte do projeto Concerto no Parque, da secretaria de Cultura. No programa com peças de Dmitri Shostakovich, John Williams, Warren Barker, Gustav Holst e Tchaikovsky.

A Banda Sinfônica está em funcionamento desde 1992.

Seu repertório conta com mais de 120 obras originais especialmente escritas para o grupo. Dentre essas, há 90 estréias brasileiras de repertório internacional que, hoje, são referências mundiais. Ao longo de sua existência, recebeu dezenas de regentes destacados da cena musical como convidados especiais.

Outra característica importante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é o trabalho de formação de platéias. Ao longo dos últimos anos, a banda realiza ações didáticas com objetivos de educar e envolver crianças e adolescentes no universo da música erudita.

Nesse sentido, destacam-se projetos especiais como “Guia para Banda”, “Villa-Lobos encontra Guarnieri”, “A Vinda da Família Real ao Brasil”, “MomoPrecoce”, “Sonho de Criança” e “Stravisnky e seu Petrushka”.

O primeiro CD da Banda Sinfônica foi gravado em 1995, denominado “Compositores Brasileiros”, marcando o trabalho de documentação de diversos gêneros. Já em 1997, gravou “Pró Banda – Compositores Brasileiros”.

No ano 2000, gravou o CD “Arranjadores Brasileiros”. Em 2001, foram gravados dois CDs de demonstração para a editora holandesa “Gobelin”. Já em 2002, gravou o CD “Retratos”, enquanto que em 2003 gravou “Pró Banda” e um novo CD-demo, desta vez para uma editora japonesa.

Também foram gravados “Do Coração e da Alma – Obras de Hudson Nogueira” (2004) e “15 Anos” (2006).

Em 2007, a banda realizou a primeira gravação em DVD na história do Conservatório de Tatuí. O DVD “15 Anos” traz documentário sobre o grupo, além de repertório que inclui Astor Piazzolla, Tom Jobim e Zequinha de Abreu.

A banda atua fortemente na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros, tornando-se fundamental no incentivo de produção de obras originais para bandas.

Entre as mais importantes estão “Sinfonia nº 1”, de Edmundo Villani-Côrtes; “Sinfonia Anõia”, de Sergio Vasconcellos-Corrêa – que mereceu prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor obra sinfônica de 1999 -, “Retratos do Brasil”, de Hudson Nogueira; “Portrait” e “Concerto para Banda”, de Edson Beltrami, entre muitas outras.

Serviço
Concerto no Parque – Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Data: domingo (26)
Horário: 11 horas
Entrada: Gratuita
Local: Parque Comendador Antonio Carbonari (Festa da Uva)


View Larger Map