Caos climático. Cientistas alertam para mudança sem precedentes na atmosfera

Cientistas ambientais alertam para uma mudança climática sem precedentes que pode alterar totalmente os padrões de clima do planeta.

O alerta foi dado nesta quinta-feira (30) depois que pesquisadores identificaram uma mudança nos padrões de ventos nunca vista antes.

As massas de ar do Hemisfério Norte pela primeira vez cruzaram a linha do equador e entraram em contato com as massas de ar do Hemisfério Sul.

O fenômeno, segundo os cientistas, pode levar ao fim das estações climáticas como conhecemos hoje, afetando toda produção de alimentos e padrões de temperatura em todo o planeta.

Robert Scribbler e o pesquisador Paul Beckwith, da Universidade de Ottawa, nos Estados Unidos alertam que a instabilidade climática provocada pela alteração dos padrões de comportamento das massas de ar pode ter consequências dramáticas.

Segundo os cientistas, as anomalias das correntes de ar foram precipitadas pela ação do homem e a emissão de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aumento da temperatura do planeta.

Scribbler escreveu um post em seu blog onde alerta que o fenônemo mostra a terrível realidade das mudanças climáticas.

“Isso é algo que absolutamente não acontece em um mundo normal”.

Se isso continuar, segundo explicou, será uma ameaça para a integridade das estações climáticas.

O blogger explicou que a barreira do equador entre as duas correntes de ar permite a divisão entre Inverno e Verão nos Hemisférios Sul e Norte.

Com o aquecimento dos pólos, as massas de ar migraram cada vez mais para perto do equador e, agora, pela primeira vez, elas se misturaram, o que pode levar ao fim do inverno ou a mistura das estações.

Beckwith, por sua vez, confirma que as mudanças climáticas estão chegando a um ponto muito difícil de resolver.

“Nosso sistema climático continua a se comportar de uma nova e assustadora maneira que nós nunca tivemos a capacidade de antecipar ou ver antes”.

E completou:

“Bem vidos ao caos climático. Nós precisamos declarar uma emergência climática global”.

Veja (em inglês) o que diz o pequisador Paul Beckwith

 

A imagem de abertura, mostra o gráfico onde os cientistas identificam a alteração no comportamento das massas de ar.

 

 

 

Comments are closed.