Curra – Temperos sobre Medéia no Ateliê Casarão

Curra – Temperos sobre Medéia, que a companhia Contadores de Mentira apresenta neste sábado (25) no Ateliê Casarão, é um espetáculo festa, uma celebração. Um encontro entre as pessoas.

“É um espetáculo pra se sentir. Um banquete antropofágico repleto de cantos, danças e boa comida”, explicam os criadores.

O mito da Medéia está lá, mas não é a tragédia grega muito menos uma tragédia é apenas uma confraternização de sentidos que acontece nos ritos e manifestações populares. Veja vídeo.

Sinopse

O espetáculo Curra – Temperos Sobre Medéia é uma confraternização ritualística fruto de pesquisas na cultura oriental cuja fonte é o corpo e suas energias.

O mito de Medéia é o eixo central que é recortado em estruturas de dança, canto, rituais, comida e emoções sensoriais.

No espetáculo é servido um banquete e o público é convidado a experimentações gustativas através do paladar e do olfato. Além disso, experiências de corpo em transe e o conceito de jogo sobrepondo a cena são a base da ação.

Para, além disso, o espetáculo é a predominância do jogo essencial, onde os atores não possuem cenas definidas, mas jogos e regras estabelecidas em um itinerário de energias.

Por fim, o espetáculo restabelece o mito clássico transformando a tragédia em uma celebração. Esta celebração é um conceito de estudos dos Contadores, tomando por referência os rituais africanos e xamânicos, as danças e o teatro oriental em suas inúmeras formas e transcendências misturado a um caldeirão da cultura popular das américas, sobretudo brasileiras.

Assim a comida servida, o cheiro que parte dela, o perfume dos atores, as danças ritualizadas, a música que não é trilha sonora mas a constância do transe são essencialmente uma ritualização. A idéia é perder sempre o caráter de apresentação teatral e transfigurar a representação em um momento festivo e único.

Direção e dramaturgia
Cleiton Pereira

Atores
Ailton Barros, Ailton Ferreira, Cleiton Pereira, Daniele Santana, Drico de Oliveira, Katleen Ferreira

Figurinos
Ailton Barros

Concepção de Arte (Cenários, Maquiagem, visagismo, pesquisas estéticas)
Contadores de Mentira

Serviço
Curra – Temperos sobre Medéia
Ateliê Casarão
Sábado (25), 20 horas.
Ingressos: R&$ 10,00
Rua Doutor Almeida, 265, Centro.

Reservas pelo telefone 9 9777 3605 ou na página do Ateliê Casarão no Facebook


View Larger Map