Entenda como vai ser o fórum de avaliação do Plano Diretor

No dia 11 de novembro, um sábado inteiro vai ser dedicado ao Fórum de Avaliação do Plano Diretor. O evento é previsto anualmente pela lei 8.683, construída com métodos participativos entre 2014 e 2016.

O tema do evento é “A Cidade Que Queremos – Avanços e Desafios” e visa indicar ajustes no Sistema Municipal de Planejamento e Gestão da Política Territorial.  

O encontro acontece no auditório da Unip Jundiaí (avenida Armando Giassetti, 577, região da Vila Hortolândia).  

A recepção e o cadastramento começam às 8 horas.

Quem quiser se adiantar pode antecipar sua inscrição de forma online (clique aqui).

Esse momento de chegada dos participantes também vai ter ao fundo a exibição do filme “Urbanized”, sobre os desafios da tremenda concentração de seres humanos nas cidades em todo o mundo (veja mais). .

A abertura oficial pelas autoridades acontece às 9 horas.

Em seguida, a apresentação geral do plano às 9h30  (com seus objetivos estratégicos para toda a cidade e os meios colocados para a busca do desenvolvimento, da qualidade de vida e da sustentabilidade) e das atividades desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Política Territorial.

Em seguida, uma análise dos planos e ações implementados ou em andamento será feita às 11 horas pelo Poder Público, que antes do fórum realiza no dia 7 de novembro uma audiência pública no auditório da DAE às 8h30 sobre um dos oito eixos estratégicos, o Plano Municipal de Saneamento Básico (incluindo a água, os esgotos, os resíduos sólidos e a drenagem pluvial).  

Com uma pausa de almoço, os trabalhos voltam às 14 horas com uma apresentação das discussões feitas pelo conselho a partir de ofícios enviados por entidades da sociedade civil.

E, às 15 horas, oito mesas na metodologia rotativa (“world café”) ouvem os presentes sobre o cenário das políticas e investimentos estratégicos previstos a partir do artigo 441 do Plano Diretor – que são a Política de Desenvolvimento Urbano e Econômico Sustentável (1), a Política Ambiental e Sistema de Espaços Protegidos, Espaços Livres e Áreas Verdes (2), a Política e Sistema de Saneamento Básico (3), a Política e Sistema de Mobilidade (4),  a Política de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (5), a Política e Sistema de Habitação Social (6), o Sistema de Equipamentos Sociais Básicos (7) e o Sistema de Infraestrutura (8).

Saiba mais:

Plano Diretor