Escolas de Samba poderão ter desfile no pré-Carnaval em 2018

A Unidade de Cultura da Prefeitura pretende realizar o desfile das escolas de samba em 2018 mas, provavelmente no pré-Carnaval, a exemplo do que já faz hoje a cidade de Santos. 

“Com a proximidade que temos com São Paulo, precisamos analisar se é o melhor é fazer um desfile no mesmo dia das escolas da Capital ou se podemos ter um evento uma semana antes, como Santos vem fazendo com sucesso”, disse o diretor de Patrimônio William Soares Paixão, que já foi presidente da Lijunes, a Liga das Escolas de Samba de Jundiaí, e tem uma história de vida ligada ao Carnaval.

O que ele garante, porém, é a volta dos desfiles em 2018, cancelados este ano pela Prefeitura em razão da falta de verbas disponíveis no orçamento do município.

“Voltar sim, mas penso que em um modelo diferente”.

William falou sobre o assunto em uma conversa informal na manhã de quinta-feira (9) na abertura da exposição “O Ilusionista da Estrada”, com as fantasias da escola de samba X-9 Paulistana, que homenageou o artista plástico Inos Corradin, ao lado a gestora de Cultura, Vasti Ferrari.

Ambos acompanharam todos os desfiles de blocos durante o Carnaval deste ano. 

“Aprendemos muito. Com certeza houve uma evolução. E o Carnaval de Jundiaí deve crescer muito no ano que vem. Os blocos tiveram um sucesso muito grande e isso deve atrair ainda mais público”, disse a gestora de Cultura.

Segundo explicou Paixão, a cidade de Santos faz o desfile uma semana antes do Carnaval e isso permite que muito foliões possam acompanhar suas escolas na cidade e também participar dos desfiles em São Paulo.

“Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro, é outro exemplo. Lá os desfiles de Carnaval acontecem uma semana depois. Com isso a cidade consegue atrair muita gente de outros lugares e o Carnaval é um sucesso. Talvez esse seja o caminho para Jundiaí”.

O assunto ainda está sendo debatido internamente entre as diversas áreas de gestão ligadas ao Carnaval.

“Eu pude acompanhar todos os desfiles de perto e aprender muito. Com certeza teremos um Carnaval melhor em 2018”, disse Vasti.

 

Na foto de abertura, Vasti Ferrari (à esquerda), ao lado de Sandra Carnio, assessora de Inos Corradin, e William Soares Paixão conversam com o carnavalesco da X-9 Lucas Pinto (de boné) na abertura da exposição “O Ilusionista da Estrada”

 

 

 

Deixe um comentário