Grupo instrumental Quatro a Zero grátis no Solar do Barão

grupo-musical-quatro-a-zero

Nesta quarta-feira (5), o grupo Quatro a Zero se apresenta, às 20 horas no Solar do Barão, com entrada grátis, dentro do programa Concerto de Inverno, promovido pela Secretaria de Cultura.

Composto por Eduardo Lobo (guitarra), Danilo Penteado (baixo elétrico), Daniel Muller (piano acústico) e Lucas Casacio (bateria), o Quatro a Zero abriu um caminho próprio na música brasileira.

O grupo faz música instrumental, que tem como principal referência o choro, aprofundando-se na linguagem e nas sutilezas desta rica tradição musical, mas promove o encontro do choro com outras linguagens, produzindo uma música original que transcende rótulos.

O show tem em seu repertório músicas do terceiro CD, “Alegria”, com composições dos discos do grupo e arranjos para clássicos do choro.

Com 11 anos de história, o Quatro a Zero lançou três CDs e participou de importantes projetos culturais do país. No final de março, o grupo viajou para sua primeira turnê europeia, com shows em Paris e Lisboa.

Histórico do grupo

De seu surgimento em 2001 aos dias atuais, o Quatro a Zero vem delineando uma rica trajetória de amadurecimento e colhendo crescente repercussão. Apresentou-se mais de uma centena de vezes em mais de 50 cidades brasileiras – de Porto Alegre-RS a Boa Vista-RR.

Conquistou, em 2004, o 2º lugar no 7º Prêmio VISA de Música Brasileira e lançou no ano seguinte seu primeiro CD, o elogiado Choro Elétrico. Em 2006 o grupo passou por uma fase de imersão na música de Radamés Gnattali que resultou num espetáculo em homenagem ao centenário de nascimento do maestro, com as participações de Toninho Ferragutti e Rafael do Santos.

No mesmo ano participou de projetos culturais importantes como o Pixinguinha, excursionando pela região norte e o Circuito Instrumental Universitário, apresentando-se por todo o país ao lado do bandolinista Joel Nascimento.

Em seguida, envolveu-se numa profunda pesquisa a respeito do choro do interior do estado de São Paulo – “Memórias do Choro Paulista” – que resultou em seu segundo CD, Porta Aberta (2008), patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (ProAC). Com este projeto, o grupo circulou com oficinas e espetáculos por todo o interior do estado.

Em 2009 o grupo passou por um momento difícil com o falecimento de um de seus fundadores, o baterista e percussionista Lucas da Rosa. Com o ingresso do baterista Lucas Casácio e o apoio de muitos amigos, o grupo atravessou um período de reconstrução que resultou no elogiado CD Alegria, lançado em 2011 com apresentações na Sala FUNARTE-SP, nos SESCs Campinas e Vila Mariana/SP e em SESIs do interior do estado.

Curta a página do Quatro a Zero no Facebook.

Serviço
Concerto de Inverno – Quatro a Zero
Quarta-feira (5), 20 horas
Grátis
Sala Jahyr Accyly de Souza – Museu Histórico e Cultural de Jundiaí
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro


View Larger Map