Ouça o que rola no iPod do bluseiro Márcio Maresia

O gaitista Márcio Maresia é um daqueles jundiaienses pé-na-estrada que já gravou com um tanto de gente boa da música brasileira. Seu primeiro disco solo, Mr. Powerharp, de 2001, foi aclamado um dos Melhores CDs de Blues já gravados no Brasil e recebeu elogios da principal sociedade internacional de gaita (SPAH-USA).

De sua escola de música, via internet, ele conta o que está rolando no seu iPod.

Bom, to ouvindo uma banda, a Tedeschi Trucks Band. Há muito tempo não ouvia algo que me emocionasse tanto.

Fala um pouco da Tedeschi Trucks Band e porque você gosta deles.

O Dereck Trucks é fenômeno. Com 13 anos ja fazia shows pelo mundo acompanhando o Alman Brothers. E Já ganhou dois Grammys de Blues moderno. A Susan (2 Grammys também) é uma cantora singular, dona de um vozeirão que arrepia quando se ouve. E são casados. Cada qual tinha seu trabalho solo até que, em 2011, se juntaram e fizeram essa bandaça que tive o prazer de assistir no SWU em 2011.

E também estou ouvindo um cara chamado Jerry Douglas, que toca um instrumento chamado Dobro, que eu estou aprendendo a tocar. Portanto me serve de aprendizado.

E qual é a desse instrumento aí?

Bom o Dobro ou Resophonic Guitar é muito legal. É um violão pra se tocar com slide, muito usado em Blues, Bluegrass e Country. E o Jarry Douglas é o Pelé da parada. Gravou com muita gente como James Taylor e outros.

E aqui, o próprio Márcio Maresia usando o dobro.

No mais continuo ouvindo músicas mais antigas, no momento em que escrevo, ouço Blind Willie Johnson de 1932.

Comments are closed.