Morre Kid Vinil, grande incentivador do rock nacional

O cantor e produtor Kid Vinil morreu na tarde desta sexta-feira, 19, aos 62 anos, em São Paulo. Importantíssimo para a construção do rock nacional, Antônio Carlos Senefonte, nome de batismo do artista, iniciou sua carreira com o grupo Verminose, um dos pioneiros do pós-punk no País.
 
Pouco tempo depois, a banda se transformou no Magazine. No início dos anos 80, o grupo alcançou sucesso nacional com os hits Sou Boy e Tic-Tic Nervoso.
 
Em 2015, Kid ganhou a biografia Um Herói do Brasil, escrita pelo jornalista Ricardo Gozzi e pelo músico Duca Belintani.
 
Uma história ligada à música
 
Kid Vinil ficou famoso nos anos 1980 como vocalista do grupo Magazine, com as canções “Tic Tic Nervoso” (de Marcos Serra e Antonio Luiz), “A Gata Comeu”, “Sou Boy” e “Glub Glub No Clube”. No início dos anos 1980, havia tocado na banda Verminose, mais voltada para o punk rock e o rockabilly.
 
Também foi um dos maiores incentivadores do início do movimento punk paulista, organizando shows e tocando músicas de bandas de punk rock e pós-punk em seu programa de rádio.

Na tevê, participou em 1987 do programa Boca Livre na TV Cultura. De 1989 a 1993, apresentou o programa Som Pop, na TV Cultura. Na Rede Bandeirantes, comandou o programa Mocidade Independente.

Tornou-se VJ da MTV, participando de programas como Lado B, em que apresentava videoclipes de bandas underground, especialmente do exterior.

Voltou com o Magazine em 2000, lançando um segundo trabalho pela gravadora Trama, o CD “Na Honestidade”, em 2002. Encerradas as atividades com o Magazine, formou uma nova banda, o Kid Vinil Xperience, em 2005.

Em 2008, lançou um livro pela Ediouro Publicações chamado Almanaque do Rock, que relata a trajetória do rock, começando pelos anos 1950 e indo até os dias de hoje. No momento, preparava um outro livro sobre a história do rock brasileiro.

Também viajou pelo Brasil trabalhando como DJ. Com o Kid Vinil Xperience, lançou, em 2010, o seu primeiro CD, Time Was, um disco de covers de músicas favoritas e obscuras e, em 2013, o primeiro DVD, Vinil Ao Vivo, gravado em 2010 na cidade de Novo Horizonte, pelo selo Galeão, com interpretações de todos os hits de sua carreira.