O Homem que viu o Infinito estréia quinta no Cinema de Arte do Cinépolis

Este é provavelmente o filme mais emocionante e comovente que já vi sobre os gênios da matemática

CHRIS KNIPP, New York Movie Journal/EUA

Estréia nesta quinta-feira (27), no Cinema de Arte do Cinépolis, O Homem que viu o Infinito, a extraordinária história do matemático indiano Srinivāsa Aiyangār Rāmānujan (1887-1920), desconhecido no Brasil e tido um gênio pela comunidade científica internacional, levou 12 anos para ser filmada.

Ambientada na 1ª Guerra Mundial, em seu 2º filme, Matt Brown desenvolve a história no embate de Srinivasa com os colegas porque era pobre, autodidata e usava o dom da intuição – uma afronta à Acadêmica.

A sua contribuição para o entendimento das diversas áreas da matemática é sem paralelo na História.

Enredo

Na Inglaterra da década de 1910, um homem de origem pobre, o indiano Srinivasa Ramanujan atrai a atenção de seu professor de matemática, o inglês G. H. Hardy, ao percebê-lo com um dom e inteligência sem limites no trato da matemática estelar.

Ao aceitar o convite, ele tem de deixar a esposa, Karina, e enfrentar preconceito e a discriminação, além de ter as suas teorias, em grande parte intuitivas, combatidas, enquanto os seus valores culturais entram em choque com o pensamento dos colegas ocidentais.

Mas não desiste de provar que pode ver o infinito.

Cinema de Arte do Cinépolis do Jundiaí Shopping, Sala 7

Nesta semana, de 27 a 02, O HOMEM QUE VIU O INFINITO estreia no sábado e domingo e será exibido apenas segunda e terrça-feira, quarta-feira, não. Na semana de 03 a 09, será de sábado a 4a feira.

Mais informações

www.cinemadearte.com.br

O diretor Matt Brown fala do filme.

Queria fazer um filme mais autêntico possível. Você poderia fazer um filme inteiro sobre Ramanujan na Índia, antes de ter vindo para a Inglaterra. Mas a mensagem que eu queria passar era o fato de que existem valores extremos na história, porque talentos podem ser encontrados em qualquer lugar e isso é algo que precisa ser afirmado. Não temos educação universal e precisamos de pessoas para abrir mentes e coraçãos e encontrar essas pessoas como Ramanujan. Porque há outros lá fora…

THE MAN WHO KNEW INFINITY. REINO UNIDO, 2015. Direção/Roteiro: MATT BROWN. Baseado no livro biográfico de Robert Kanigel. Elenco: Jeremy Irons, Dev Patel, Michael Sinclair e Stephen Fry. Drama biográfico. 108 minutos. 14 anos. Diamond Films.

 

Deixe um comentário