Ocupem-nos. Porque esse é o lance. Domingo tem #ocupapontetorta

O vocalista da banda Burt Reynolds, Jota Wagner, fala uma coisa muito interessante no video gravado ao vivo no #ocupapontetorta de maio.

“Ocupem-me. Ocupem-nos. Porque esse é o lance”.

E esse é o lance mesmo, porque o #ocupapontetorta é um exercício de ocupação onde cada um faz o que pode.

Um faça você mesmo coletivo. Um tanto anárquico — cada um é de um jeito. Mas tem uma energia. Talvez a energia do sujeito que dá nome a Praça: Erazê Martinho.

Erazê foi uma figura lendária na cidade. Uma inteligência inteligente mesmo. Figura. Publicitário e depois vereador por três legislaturas, Erazê Martinho era um pensador de Jundiaí.

Sua vida e obra foram imortalizadas na praça batizada com seu nome. E justamente ali, ao lado da Ponte Torta, esse monumento histórico outrora abandonado e quase demolido e hoje transformado em símbolo.

Um símbolo da cidade que existe além dos muros e grades — a Praça Erazê Martinho é do povo como o céu é do avião.

É com esse espírito que o #ocupapontetorta existe e vem crescendo. Uma praça do povo. Aberta.

Neste domingo, pela sétima vez acontece um #ocupapontetorta. Sem patrocinadores, sem verbas oficiais, sem esquemas e sem nada além daquilo que se leva pra lá.

Tem um que empresta a mesa de som. Outro umas lâmpadas. Alguns uma tenda, um cubo de contrabaixo. E a banda um toca com o amplificador de guitarra da banda do outro.

E aquele rapper lá da perifa ajuda a ligar os cabos ou passar o som do sujeito ali do Centro.

E assim vai. Vai se ocupando a praça. Ocupando as mentes. Ocupando a cidade que é de todos e é nossa.

Vai na contramão desse mundo de interesses mesquinhos, da falsa colaboratividade, dos posers e outros anarquistas de butique.

Bom ver essa galera (e adoro ser mais um junto com todo mundo) fazendo acontecer algo verdadeiro. Algo que, a exemplo do que foi a Seatle brasileira de que fala Jota Wagner, tem verdade, tem a força desta cidade que também é minha.

Ocupe-me também. Ocupem-nos.

Ocupa Ponta Torta.

Veja também o Burt Reynolds no programa Nosso Som, da TVE

Deixe um comentário