Ronaldo Fraga transforma o olhar através do design

ronaldo-fraga

O mineiro de Belo Horizonte Ronaldo Fraga tornou-se estilista no susto. Nunca desejou sua carreira, não teve mãe costureira ou irmãs provando vestidos em casa e nunca brincou de boneca.

Começou pelo simples fato de saber desenhar. Trezentos anos depois, continua ilustrando personagens para suas estórias: o que muitos chamam de moda.

Ronaldo Fraga é a grande atração deste ano no Senac Fashion Day, que acontece nesta quarta-feira (12) em Jundiaí.

Em “A transformação do olhar através do design”, Ronaldo Fraga fala sobre todos os processos da pesquisa ao desenvolvimento de uma linguagem e produto na busca da construção de identidade de moda.

Desde 1996, quando estreou nas passarelas, o estilista vem revelando o Brasil aos brasileiros.

“Pensamos no nome do Ronaldo Fraga como palestrante para esse ano, devido ao seu trabalho de valorização da cultura brasileira impresso em todas as suas coleções. Trabalho esse reconhecido em 2007, quando recebeu comenda da ordem cultural, prêmio concedido à personalidades que dão corpo à cultura brasileira”, afirma Cláudia Itano, gerente do Senac Jundiaí.

Membro do seleto grupo de estilistas que utiliza as coleções para contar histórias relevantes de nossa cultura, Fraga já trouxe à baila o samba de Noel Rosa, a loucura genial de Arthur Bispo do Rosário, a transposição das águas do rio São Francisco e as circunstâncias suspeitas da morte da estilista Zuzu Angel, crítica da ditadura que faleceu em um acidente de carro.

Não precisou muito para ser considerado um dos nomes mais importantes na construção da identidade da moda brasileira.

Hoje, seu nome é lembrado sempre que o assunto é o design nacional, e seus trabalhos fazem parte de algumas das principais exposições sobre estética contemporânea, cada vez mais ávida por tradições locais e produtos artesanais que tragam oxigênio para um mundo globalizado e pasteurizado.

Para contar o Brasil, é preciso conhecê-lo.

Fraga sonha um dia em empreender uma viagem como a de Mário de Andrade, que na década de 20 realizou viagens etnográficas pelo Norte e pelo Nordeste.

Enquanto isso não é possível, contenta-se em desenvolver projetos com grupos e cooperativas de artesãs, das quais encomenda detalhes de suas coleções, como bordados e rendas.

Desde 2008, é um dos designers envolvidos com o projeto Talentos do Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que pretende resgatar técnicas artesanais quase perdidas. Por meio de oficinas e cursos, os designers ajudam as cooperativas a aplicar suas técnicas em artigos contemporâneos, de maior valor de mercado.

Serviço
Senac Fashion Day
Data: 12 de setembro
Palestrante: Ronaldo Fraga
Preço: R$ 50,00
Horário: das 20h45 às 22h15
Local: Senac Jundiaí
Endereço: Rua Vicente Magaglio, 50 – Jardim Paulista
Informações: telefone (11) 3395-2300 ou e-mail jundiai@sp.senac.br


View Larger Map

Comments are closed.