Sesc abre Festival do Aprender (FestA) com Ocupação HQ

Neste sábado (11) e domingo (12) o Festival do Aprender do Sesc em diversas cidades do Estado de São Paulo, com cerca de 400 eventos.

Em Jundiaí, tem uma parte chamada também de “Ocupação HQ”, das 8 às 12 horas, um grupo de vinte inscritos acompanha o artista Paulo Borges em uma caminhada-aula de ilustração no Jardim Botânico.

No mesmo dia, das 10 às 14 horas, acontece uma plenária de seleção de artistas para o Ciclo Jundiaí, Espaço para Artistas Visuais que vai ter 15 encontros orientados a partir de 1 de abril.

Ainda no sábado, das 16 às 19 horas, tem uma oficina de Animação Quadro a Quadro com Tablet. No sábado tem ainda oficina sobre Mulheres Gravadoras, sobre a arte da gravura.

No sábado e domingo, das 15 às 19 horas, tem a oficina sobre A Arte de Contar Pequenas Histórias, orientada por quadrinista e ilustrador.

No domingo, a Ocupação HQ acontece das 12 às 18 horas com lançamentos, bancas de gibis autorais, além de outros tipos de obras gráficas.

Também no domingo acontece oficina de escultura com José Resende, que faz parte do Acervo Sesc de Arte Brasileira.

Abaixo a programação completa:

FestA!
Festival de Aprender

INTERVENÇÃO

Ocupação HQ!
O público poderá acompanhar diversos quadrinistas deixando sua marca no espaço. Também será possível conhecer as principais publicações autorais de histórias em quadrinhos da atualidade na feira que irá acontecer no local – haverá bancas com novas publicações, espaço para trocas de gibis e outros tipos de obras gráficas, além de ser possível conversar com os autores.
Dia 12. Domingo, 11h às 18h
Espaço de Tecnologias e Artes | | Grátis

OFICINAS

Passeio Ilustrado: Desenho de Observação ao Ar Livre
Os participantes realizarão uma caminhada pelo Jardim Botânico procurando objetos, cenas, animais e plantas que servirão de modelo para uma atividade de desenho de observação. Os interessados deverão trazer seus sketchbooks (livros de rabiscos) ou suas pranchetas, além de lápis e canetas.
Com o ilustrador Paulo Borges.
Dia 11. Sábado, 8h às 12h
Ação Externa (Local: Jardim Botânico | Ponto de encontro: Esp. Tecnologias e Artes) | 20 vagas | | Grátis
Inscrições a partir do dia 6/mar no site sescsp.org.br/festa ou presencialmente a partir do dia 7/mar no Espaço de Tecnologias e Artes.

Animação Quadro a Quadro com Tablet
Os participantes desta oficina aprenderão a criar uma animação, utilizando ferramentas gratuitas disponíveis para tablets com sistema operacional Android. Jovens e crianças usarão a criatividade para elaborar imagens em movimento quadro a quadro, gerando arquivos digitais. Com Felipe Calixtre, Lucas Trabachini e Alline dos Santos, educadores do Sesc.
Dia 11. Sábado, 16h às 19h
Espaço de Tecnologias e Artes |
20 vagas | | Grátis
Inscrições a partir do dia 6/mar no site sescsp.org.br/festa ou presencialmente a partir do dia 7/mar no Espaço de Tecnologias e Artes.

O ARTISTA EXPOSTO

Princípios da Construção na Escultura com José Resende
Nesta oficina será trabalhado o olhar do participante a partir dos princípios escultóricos, relacionados com a ideia de construção. As discussões e os exercícios vão possibilitar aos participantes uma melhor percepção dos movimentos de realização de uma escultura e os diálogos possíveis a partir de suas próprias referências. Com José Resende, escultor e arquiteto.
Dia 12. Domingo, 15h às 18h
Sala Múltiplo Uso 1 | 20 vagas | | Grátis
Inscrições a partir do dia 6/mar no site sescsp.org.br/festa ou presencialmente a partir do dia 7/mar no Espaço de Tecnologias e Artes.

CURSO

A Arte de Contar Pequenas Histórias
A proposta desta atividade é oferecer uma vivência construtiva e apresentar diferentes caminhos para se estruturar pequenas narrativas, incluindo os elementos e conceitos utilizados em histórias que exigem poder de síntese.
Com Walmir Americo Orlandeli, cartunista, quadrinista e ilustrador.
Dias 11 e 12. Sábado e Domingo, 15h às 19h
Sala Múltiplo Uso 1 | 20 vagas | | Grátis
Inscrições a partir do dia 6/mar no site sescsp.org.br/festa ou presencialmente a partir do dia 7/mar no Espaço de Tecnologias e Artes.
Atividade sequencial (2 encontros).

BATE-PAPO

Gravura em Campo Expandido: Mulheres Gravadoras
Nesta conversa sobre a arte da gravura, técnica clássica das artes visuais, cuja imagem é obtida através da impressão de uma matriz artesanal, teremos três das mais importantes artistas gravadoras do Brasil: Maria Bonomi, Renina Katz e Luise Weiss. Elas falarão sobre gravura, suas trajetórias e sobre como desenvolveram suas linguagens, além de apresentar os contextos por trás de suas principais obras. Com Maria Bonomi, Renina Katz e Luise Weiss.
Mediação: Andréia Dulianel.
Dia 11. Sábado, 17h30
Biblioteca | | Grátis