Shopping Paineiras SEM as Paineiras! Tá na hora de rever alguma coisa!

O título é de Ricardo Carvalho, também o autor da foto publicada originalmente na página dele no Facebook. O Shopping Paineiras agora não tem mais paineiras.

Mais uma etapa da decadência deste que já foi um grande centro de encontro da cidade e um projeto arquitetônico primoroso.

A falta de sensibilidade e capacidade gerencial transformou o Shopping Paineiras em uma confusa galeria onde poucos (e alguns bons) negócios sobrevivem mais por conta do talento e garra de seus proprietários.

Lembro dos lindos finais de tarde de domingo, na década de 90, quando artistas locais como Nando Nicioli (o Fofão), encantavam uma diversa platéia com a fina flor da música brasileira.

Algumas das paineiras originais já haviam sido retiradas da área externa pra dar lugar (acreditem) a mais vagas de estacionamento. Agora, a última remanescente da área interna foi derrubada.

Entramos em contato com a direção do Shopping Paineiras para saber os motivos da retirada das paineiras mas até o momento não temos uma resposta oficial.

Em 2012, outro equívoco cobriu a fachada original com um revestimento de gosto altamente duvidoso. O que poderia ser uma restauração transformou o Paineiras em uma obra sem personalidade.

Na época, o arquiteto Argos Seleme, autor do projeto original do Shopping Paineiras, se disse chocado com as obras de revitalização.

“É uma tristeza. Estão descaracterizando totalmente o projeto original. Muda completamente a concepção”, disse ele.

A fachada ainda poderia ser restaurada. Mas, infelizmente, o mesmo não pode acontecer com as frondosas paineiras. Uma tristeza.

Estão acabando com o projeto, lamenta criador do Shopping Paineiras

 

Deixe um comentário