Siqueira Festival e Favela SS: eventos colaborativos na Ponte Torta

Por Bruno Galiego 

Com o objetivo de arrecadar fundos e materiais de jardinagem para a horta da Escola Estadual Siqueira de Moraes, professores e alunos do colégio promovem o Siqueira Festival.

O evento colaborativo será realizado neste sábado (20), às 15h, na Ponte Torta e contará com apresentações das bandas Take a Shower With Me, Boca de Lobo, Dogma e V.M.R. A discotecagem ficará por conta do LatinidaDj

E não termina por ai, a galera do Favela SoundSystem também abraçou a causa e no domingo (21), às 15h, ocupará o local com as belas caixas camufladas que irão amplificar grandes clássicos da música jamaicana. 

A iniciativa do evento partiu do professor de geografia, Fernando Dias, que realizou uma ação de revitalização de uma área em desuso desde 2016 no colégio. A ação teve total apoio de outros professores e da diretoria do Siqueira.

“Estamos recuperando essa área inativa. Ela precisa de cuidados especiais, revirar a terra, cortar o mato, e a intenção é transformar em uma horta para a própria escola”, explicou. 

Dias, que também é guitarrista do Take a Shower With Me, revela que a o projeto irá despertar nos alunos a valorização da questão ecológica e também da escola pública como espaço alternativo.

“Com esse projeto em funcionamento, iremos conversar com os alunos sobre questões envolvendo autonomia alimentar, e trabalhar com isso na prática. E esse evento faz parte da prática, pois a verba do Estado para projetos não chega na escola e o pouco que chega é para garantir as prioridades”. 

No ponto de vista do professor, o evento é fruto das ocupações escolares que aconteceram em outubro de 2016.

“Temos que mostrar para a galera que as escolas precisam ser ocupadas, a escola pública está abandonada. Tivemos que fazer outras ações para garantir pelo menos os materiais básicos para os professores, isso mostra que o sucateamento do ensino público está cada vez mais severo. Eu e outros professores conversamos com a galera do grêmio do Siqueira que foi eleita recentemente, e eles estarão participando da arrecadação”, disse. 

O Dj do Favela SoundSystem, Natan “Puppa Nasty” Nascimento, foi aluno do Siqueira durante seis anos. Ele revelou que em sua época não haviam iniciativas de valorização do ambiente escolar. “A diretoria da escola não dava abertura para isso. Achei genial a ideia dos professores de revitalizar essa área, e na hora eu quis ajudar abrindo espaço e divulgando sobre o ponto de coleta de doações”. 

IMPORTANTE: Em caso de chuva o evento será adiado.

Os professores e alunos estão aceitando doações dos seguintes itens: 
-Tesourão de jardim
– Enchada
– Rastelo
– Luva de raspa ou bem reforçada
– Picareta
– Pá
– Adubo

 

 

 

 

 

 

Foto de abertura: Rodolfo Zanetta 

Deixe um comentário