Uma feira para experimentar instrumentos musicais. É domingo

Que tal conhecer os instrumentos musicais e testar o som de cada um deles? No próximo domingo (5), às 10 horas, acontece a XIV Mostra de Instrumentos da Escola de Música de Jundiaí.

“A Mostra funciona como uma feira, onde os visitantes experimentam vários instrumentos com a orientação de profissionais ou estudantes de música. Os visitantes recebem uma cartela e, a cada instrumento que conhecem, recebem um carimbo. Parece um parque de diversões, tipo ‘Quantos instrumentos eu já experimentei!’, contou Claudia Feres, regente titular e diretora artística da Orquestra Municipal de Jundiaí e Diretora Artística da Escola de Música de Jundiaí.

A entrada é de graça e não há idade para participar da diversão.

“Às vezes as crianças chegam tímidas e os pais começam a experimentar os instrumentos para estimular a criança e, quando percebem, estão com suas cartelas mais carimbadas que a dos filhos”.

A Mostra é uma oportunidade para que os alunos da musicalização infantil possam conhecer vários instrumentos e, no futuro, escolher o que mais gostaram.

“É interessante observar como cada pessoa tem o perfil para um instrumento. Mas instrumentos pouco conhecidos também chamam a atenção das crianças. No ano passado tivemos um tubista na Mostra e, depois disso, muitas crianças quiseram estudar tuba”, disse Claudia.

 
Os benefícios que da musicalização são bem conhecidos: estimula o raciocínio lógico, traz foco, capacidade de nos relacionarmos melhor com nós mesmos e com o outro, estimula criar e experimentar formas não verbais de comunicação.
 
Quem visitar a Mostra vai conhecer os mecanismos e timbres de muitos instrumentos: viola, violino, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, saxofone, trompete, violão, piano e percussão.
 
“É bom chegar no horário porque são somente 2 horas de Mostra e o tempo voa nessa brincadeira”.
 
 
 

Deixe um comentário