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Por Josué de Menezes*

Falar em Marketing de Conteúdo significa fazer conexões com conceitos de interatividade e com estratégias que buscam agregar valor à marca valendo-se de plataformas multimídias.

É também entender a essência do jornalismo digital, entender um pouco das métricas dos buscadores, ter criatividade e conhecimento de novos conceitos, a exemplo da cauda longa, vaca roxa e caminhar para ser um gestor netweaver.

Ou seja, falar em Marketing de Conteúdo é entender a lógica do crowdsourcing e saber que o tema tem a ver com o suporte para projetos da era digital.

O lema do marketing de conteúdo é: compartilhe, compartilhe e compartilhe. Seja referência.

A receita: junte todos estes conceitos que falamos acima e muito mais no liquidificador da sua mente. Prepare-se para alguma insônia. A sensação é de que você não sabe de nada.

Agora processe com muito carinho. Conforme-se: você não sabe de nada. Bem vindo ao mundo digital…

Com esta visão o Hub de Cultura Digital, rede social temática intitulada Ação em Cultura da Inovação – ACINews, possui um grupo de estudos específico para falar deste tema.

Mas como toda comunidade de aprendizagem, a proposta depende do nível de interação das pessoas interessadas pelo tema.

Visão de Planejamento Digital

Com certeza o ganho que todos os membros do grupo terão é elevado ao cubo.

Para os profissionais que já atuam na área digital, mais especificamente, como analista de redes sociais, terão como compartilhar seus “cases”.

Já para quem está começando, contará com o suporte e acolhimento de profissionais mais experientes. No caso específico da rede Social Ação em Cultura da Inovação, o interessante é que existem profissionais de várias áreas participando da comunidade e a chance da geração de oportunidades é maior.

Mapear, traçar alinhamentos e navegar muito.

A visão dos mercados do futuro é apenas uma lição de casa no processo de aprendizado do marketing de conteúdo. Quem sabe escrever e conhece como fazer um planejamento digital está com a chave do sucesso.

Nova visão Jornalismo Digital

Jornalistas, o conteúdo tem valor sim. Saber gerar conteúdo relevante, de qualidade é ouro no mundo digital.

As marcas de empresas terão que encontrar amparo em valores. Mas isso é só o começo.

Marketing de Conteúdo significa uma jornada longa. A construção de uma marca se dá com visão, planejamento e relacionamento 3.0. Sabe o que é isso? Mais um conceito que integra o planejamento digital.

Dentro da proposta do grupo estamos abertos a promoção de oficinas e workshops para estudos de “cases”, aprofundando em conceitos de Otimização de Sites ou Search Engine Optimization (SEO).

Este é o termo criado pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette que refere-se a um método sistematizado para conseguir que um site tenha um melhor posicionamento nos buscadores.

Em português esta prática é conhecida como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas.O essencial é saber que o objetivo do SEO é fazer com que o seu site seja encontrado rapidamente valendo-se de palavras-chave.

Para isso é necessário uma série de ações integradas. Mas o tema vai muito mais além.

*Josué de Menezes é editor do blog Mercados do Futuro – vencedor do 4º Prêmio Nacional SEBRAE de Jornalismo – Categoria Mídias Sociais e gestor da rede social Ação em Cultura da Inovação.

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