Aumenta o comércio e a preocupação com golpes na internet

midia-magazine

A revista Mídia Magazine que chega às bancas nesta quinta-feira (6) coloca o foco nas compras realizadas via internet. E questiona: “Afinal, é seguro comprar pela Internet?”

Segundo a reportagem, ao mesmo tempo em que o e-commerce brasileiro cresce – a previsão é de movimentar até 2017 o equivalente a 25 bilhões de dólares – aumenta também o montante de golpes virtuais, que somaram no ano passado R$ 104,5 bilhões apenas no Brasil, segundo o Norton Cybercrime Report.

A pesquisa publicada pela revista mostra que “nos últimos 12 meses, 74% dos brasileiros entrevistados foram vítimas de crimes cibernéticos, sendo o mais comum provocado por vírus no computador (68%), seguido de invasão de perfis em redes sociais (19%) e por último phishing (11%)”.

Segundo outra pesquisa, desta vez realizada pela F-Secure, 84% dos internautas brasileiros se preocupam com a segurança ao efetuar compras pela web utilizando o cartão de crédito, com receio de sofrer algum tipo de ataque hacker e ter seus dados pessoais roubados.

Apenas 5% das pessoas não tem essa preocupação e outros 2% afirmaram que nunca fizeram compras pela web com cartão.

“A insegurança aumenta na medida em que as pessoas estão cada vez mais realizando pagamentos por meio de dispositivos móveis mas, ao mesmo tempo, não possuem em seu tablet ou smartphone o mesmo nível de proteção que mantêm em seu PC”, observa Ascold Szymanskyj, vice-presidente de vendas e operações da F-Secure para a América Latina, ouvido pela Mídia Magazine.

A revista Mídia Magazine tem distribuição gratuita nas principais bancas da cidade, condomínios e comércio local.

Deixe um comentário