Aumentam 89% os casos de phishing na internet

Páginas falsas de sites de instituições bancárias e de comércio eletrônico são os mais comuns.

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), uma das áreas de atuação do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), informou que houve um aumento de 89% no número de notificações de páginas falsas de instituições financeiras e sítios de comércio eletrônico (phishing clássico), em relação ao primeiro trimestre de 2012.

Já em relação ao segundo trimestre de 2011, o crescimento foi de 184%. Segundo Cristine Hoepers, Gerente do CERT.br, “As páginas falsas continuam a representar mais da metade das notificações de tentativas de fraude recebidas pelo CERT.br”.

Nesse segundo trimestre, observou-se um crescimento de 4% no número de notificações de páginas falsas não relacionadas a serviços financeiros ou comércio eletrônico, em relação ao primeiro trimestre de 2012. No entanto, o número de notificações recebidas foi cinco vezes maior que no segundo trimestre de 2011.

As notificações sobre “cavalos de Tróia”, utilizados para furtar informações e credenciais, representam 31% das notificações de tentativas de fraudes e cresceram 43% em relação ao primeiro trimestre de 2012 e 49% em relação ao segundo trimestre de 2011.

Ataques a servidores Web

As notificações sobre ataques a servidores Web cresceram 11% em relação ao trimestre anterior e 176% em relação ao mesmo período de 2011. Os atacantes exploram vulnerabilidades em aplicações Web para, então, hospedar nesses sítios páginas falsas de instituições financeiras, “cavalos de Tróia”, ferramentas utilizadas em ataques a outros servidores Web e scripts para envio de spam ou scam.

Confira a nova versão da Cartilha de Segurança para Internet.

Deixe um comentário