Conectado nos parques e terminais de ônibus

Em menos de três meses, mais de 6 mil pessoas se cadastraram para usar a internet grátis nos parques e terminais de ônibus de Jundia, com uma média de 250 acessos simultâneos todos os dias.

Desde março é possível navegar pela internet sem gastar um centavo dos cinco parques e sete terminais de ônibus da cidade. Basta ter um nas mãos um smartphone, tablet ou computador com conexão Wi-Fi. Em alguns parques, mesmo quem não tem um smartphone ou tablet pode usar a internet. Existem salas com computadores conectados à rede – e até impressoras – disponíveis gratuitamente.

O projeto “Jundiaí é Digital” chega esta semana também ao Parque Comendador Antonio Carbonari, Parque Botânico do Eloy Chaves e Complexo Esportivo do Bolão.

Segundo a Prefeitura, desde o dia 11 de março passado, quando entrou em funcionamento, já foram feitos 13.699 acessos, com 7752 usuários cadastrados.

Para oferecer esses serviços à população, Jundiaí recorreu a tecnologia WiMAX (veja video). O Wimax pode ser encarado como uma evolução do Wi-Fi. A partir de uma conexão Wimax, é possível oferecer até quarenta conexões simultâneas em cada local com velocidades de até 10 MB.

Funciona assim: em cada terminal ou parque conectado, uma antena WiMAX recebe o sinal do provedor de internet. Neste mesmo poste, um rádio capta este sinal e o transmite para as redondezas via Wi-Fi; assim, com um notebook, tablet ou smartphone você se conecta instantaneamente à web.