Uma carona esperta numa oportunidade de marketing

Antonio-Moreira-Leite

Depois do sucesso da inusitada campanha, onde a rede de restaurantes Spoleto decidiu levar numa boa a piada que os humoristas do canal Porta dos Fundos fizeram, entrevistamos o diretor de marketing e franquias da rede, Antonio Moreira Leite (foto), para entender melhor como foi tomada a decisão e quais as lições do episódio.

Veja reportagem

Spoleto Transforma Crítica Bem Humorada Em Ação De Marketing

Segundo o diretor de marketing da empresa, a primeira reação da diretoria do Spoleto foi uma grande e coletiva gargalhada. De cara, perceberam que os humoristas do Porta dos Fundos tinham muito talento.

Como você recebeu a crítica ao atendimento “super” fast-food do Spoleto?

Fomos impactados no primeiro dia da postagem do vídeo. Nossa primeira reação foi uma grande gargalhada com os franqueados do Norte e Nordeste, pois estávamos em encontro regional. O que nos chamou a atenção foi a qualidade e a originalidade do trabalho feito pela equipe Porta dos Fundos. Naquele momento, eram menos de 300 views. Na hora, pensamos: temos que tomar um chope com esses craques, pois o conteúdo está muito bom. Depois de alguns chopes e vários brainstorms estava selada a vontade de estarmos juntos. Nos dias seguintes ao encontro, tivemos uma troca intensa de emails, deixando os humoristas muito livres para criarem o que quisessem para não perder a originalidade.

Já aconteceu de ter algum funcionário mais afoito na sua equipe? Se sim, o que aconteceu com ele?

Na loja de Jundiaí, felizmente, não temos histórico de nenhuma relato de mau atendimento registrado em nosso SAC. Inclusive, temos um projeto piloto de treinamento que está em vigor há dois meses, no qual são reunidas as 30 melhores lojas das 266 que temos hoje. E a loja de Jundiaí faz parte desse projeto e esta entre as 30 melhores unidades do pais. O projeto conta com a consultoria da Ponto de Referência, do Edmour Saiani, e é 100% voltado para aperfeiçoar o atendimento nas lojas. O resultado vai virar um manual de boas práticas de atendimento, que será aplicado em toda a rede em 2013. Nossa Convenção de 2013 terá como tema principal o atendimento em nossas lojas.

Almocei na quinta-feira (30) no Spoleto e fui bem atendido. O pessoal me pareceu calmo. Isso é efeito da propaganda ou já vinha acontecendo antes?

Na verdade, não é reflexo da propaganda mas sim de um trabalho bem conduzido pelo franqueado de Jundiaí e da equipe dessa unidade. Como falamos, esta loja tem uma equipe que acreditamos estar entre as melhores do pais.

Você acha que a rede tende a colocar mais pressão em grandes cidades, como São Paulo, do que em Jundiaí, onde as coisas ainda andam num ritmo um pouco menos maluco?

O modelo de nosso negócio esta calcado na ideia de trazer uma experiência de restaurante para o ambiente de culinária rápida. A maior parcela de nossas vendas ocorre durante o almoço comercial, de segunda a sexta de 12 às 15 horas. O que ocorre e que nos grandes centros urbanos, de fato há uma busca grande por conveniência e rapidez. O grande diferencial do Spoleto, e que conseguimos trazer comida de qualidade para esse cenário, as massas sem recheio são importadas da Itália e as massas recheadas, molhos e carnes são de fabricação própria. Conseguimos com isso atrair o publico executivo, que de fato, tem a necessidade de se alimentar bem e de maneira rápida. Essa solução impõe a nossa equipe nesses grandes centros um ritmos de atendimento mais acelerado. Somos um “ porto seguro” dentro das praças de alimentação,

Que lição o Spoleto tira do episódio?

Extraímos a lição de que temos sim que nos aproximar de nossos clientes, de maneira transparente e bem humorada. Essas são características presentes nas redes sociais também, que além de nortear a maneira como devemos nos comunicar com esses clientes nos mostra uma série de oportunidades de melhorias na medida em que os clientes querem contribuir para a construção de um Spoleto cada vez melhor. Creio que todo executivo e empresa devam praticar a humildade e reconhecer onde estão falhando ou onde podem melhorar. Isso é o máximo!

Pretende fazer alguma ação de marketing local aproveitando o bom momento de “buzz” da rede?

Sim, além de sentarmos novamente com os humoristas do Porta dos Fundos, esse mês vamos reforçar a relação com os nossos clientes em Jundiaí, através de uma ação no qual os clientes que gastarem mais de R$ 25,00 no Spoleto, ganharão um ingresso 2×1 para a comédia brasileira – “ Totalmente Inocentes”, que coincidentemente e estrelado pelo Fabio Porchat.

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